Torre de Pisa
A torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás da catedral da cidade italiana de Pisa. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para o sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais.
Do solo ao topo, a torre mede 56,70 metros, sendo que o lado mais baixo mede 55,86metros. Possui em torno de 294 degraus. Entre 1990 e 2001 a torre passou por um trabalho de restauração fazendo com que a inclinação de 5,5 graus fosse reduzida para 3,9 graus.
A torre é composta de mármore branco e sua construção foi realizada em três fases ao longo de 177 anos. Sua fase inicial deu-se entre 1173 - 1178, sendo que sua construção foi paralisada por quase um século, pois os pisanos estavam em constante batalha com Genova, Lucca e Florença. Sua retomada foi em 1272 onde o arquiteto responsável tentou sem sucesso compensar a inclinação da torre. Em 1284 a construção foi novamente interrompida devido à derrota dos pisanos pelos genoveses na Batalha de Meloria. Por fim, o sétimo andar foi concluído em 1319 e a sino-câmara foi adicionada apenas em 1372. A torre possui sete sinos, um para cada nota musical. O maior deles foi instalado em 1655.
Curiosidades sobre a torre
-
Galileu Galilei, segundo uma tradição, deixou cair duas balas de canhão de massas diferentes de cima da torre para demonstrar que a sua velocidade da descida era independente da sua massa. Este é considerado um conto apócrifo, a sua única fonte sendo, porém, o secretário de Galileu.
- Em 27 de fevereiro de 1964, o governo da Itália solicitou ajuda para impedir a queda da torre. Foi, no entanto, considerado importante manter a inclinação, devido ao papel vital que este elemento desempenhou na promoção do turismo de Pisa. Uma força tarefa multinacional, composta por engenheiros, matemáticos e historiadores, reuniu-se nos Açores a fim de discutir os métodos de estabilização. Verificou-se que a inclinação foi aumentando por causa da fundação pouco consistente. Vários métodos foram propostos para estabilizar a torre, incluindo a adição de 800 toneladas de contrapesos.
- Houve uma controvérsia sobre quem foi o arquiteto que projetou a torre, alguns nomes aos quais o projeto foi atribuído foram: inicialmente os de Guglielmo e Bonanno Pisano e posteriormente, Diotisalvi, contanto não existe um registro oficial de nenhum deles, originando assim especulações.
- Em 1987 a torre foi declarada como parte da Piazza del Duomo e Patrimônio Mundial da UNESCO.
- Em maio de 2008, após a remoção de mais 70 toneladas de terra, os engenheiros anunciaram que a torre tinha sido estabilizada em tal ordem que havia parado de se mover pela primeira vez em sua história. Eles declararam que seria estável durante pelo menos 200 anos.