Basílica de São Francisco de Assis
A Basílica de São Francisco de Assis, localizada na Região da Úmbria, é considerada patrimônio da Humanidade desde 2000. A Basílica é dividida em uma igreja inferior e outra superior, a primeira foi iniciada em 1228, logo após a canonização de Francisco.
O corpo de São Francisco foi levado para o local em maio de 1230 e a construção da igreja superior foi terminada em 1253. Na época o local onde a Basílica foi construída era chamado de Colina do Inferno (lugar onde os criminosos eram mortos). Hoje o local é conhecido como Colina do Paraíso. A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 1228.
Sua arquitetura é uma síntese de Românico e Gótico Italiano. Na parte inferior encontram-se afrescos de Cimabue e Giotto, na superior está uma série de afrescos com cenas da vida de São Francisco, também atribuída a Giotto e seus seguidores. A Basílica é administrada pelos Frades Menores Conventuais. Os Frades Franciscanos Conventuais são os guardiões dos restos mortais de São Francisco.
A igreja inferior, que representaria a penitência, consiste em uma nave central com várias capelas laterais com arcos semicirculares. Descendo pela nave se chega à cripta que guarda túmulo de São Francisco. A igreja superior que representa a glória possui um estilo completamente diferente da inferior. Grandes janelas de vidro colorido banham com luz as obras de Giotto e Cimabue.