Você está em Diversos

Italiano pelo mundo

O italiano é uma língua românica/neolatina, baseada no fiorentino literário do século XIV (usado por Dante, Petrarca e Boccaccio), pertencente ao grupo italico da família das línguas indo-europeias. A língua é falada por cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O italiano padrão é amplamente usado pela população italiana, em paralelo com as variantes regionais do italiano e os dialetos. Para muitos, é a língua materna e a língua para todas as esferas do cotidiano. O italiano padrão é, também, a língua de referência para os meios de comunicação italianos, para as publicações e a administração estatal.


Dante Alighieri, considerado o pai da língua italiana.

O italiano é língua oficial da Itália, de San Marino, da Suíça, da Cidade do Vaticano e do Soberano Militar Ordem de Malta. E é a segunda língua oficial, depois do croata, na Região da Ístria (Croácia) e, depois do eslovêno, na cidade de Pirano, Ilha da Ístria e Capodistria na Eslovênia. É difundido, também, em algumas áreas dos países mediterrâneos e nas comunidades de origem italiana nos diversos continentes.

A constituição da República italiana não indica o italiano como língua oficial. Contudo, na Itália o italiano é considerado língua oficial conforme o Statuto di Autonomia della Regione Autonoma Trentino-Alto (Alto Adige) (DPR nº 670 de 31 de agosto de 1972), que possui valor de lei constitucional.

Uma proposta de lei constitucional aprovada na Câmara em 28 de março de 2007 previa a modificação do art. 12 da Constituição para: "O italiano é a língua oficial da República de acordo com as garantias previstas pela Constituição e leis constitucionais". Todavia, a proposta não foi aprovada pelo Senado e o art. 12 no modelo em vigor de dezembro de 2012 não apresenta indicação sobre a língua oficial.

A unificação da língua

Antes da sua Unificação (1860-1870), a Itália era dividida em vários reinos com diferentes dialetos. Nessa época, apenas 2,5% da população italiana se comunicava em italiano e outros 10% compreendiam a língua. O italiano só se tornou dominante nos últimos cinquenta anos, com a alfabetização em massa da população italiana, e o desenvolvimento de tecnologias como a televisão, que contribuiu para o a divulgação da língua.

Na década de 1950, 18% da população se comunicava em língua oficial, 18% alternava entre o dialeto e o italiano e 64% usava algum dialeto. Atualmente, 46% da população usa apenas o italiano, 50% alterna entre italiano e dialeto e apenas 4% fala apenas dialeto.

Como referenciar: "Italiano pelo mundo" em Só Italiano. Virtuous Tecnologia da Informação, 2011-2019. Consultado em 23/08/2019 às 03:56. Disponível na Internet em http://www.soitaliano.com.br/conteudo/Italiano_pelomundo.php