Você está em Entretenimento

Personalidades italianas

Veja a seguir algumas personalidades que fizeram parte da história italiana nas mais variadas áreas, como esportes, política, literatura e artes.

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci, nascido em 15 de abril de 1452 em Vinci (Região de Florença) e falecido em 2 de maio de 1519, foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Reconhecido pela sua multiplicidade de talentos em áreas como ciência, engenharia, pintura, escultura, arquitetura, música e poesia. É também conhecido como precursor da aviação e da balística.

Filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa chamada Caterina, foi educado no ateliê do renomado pintor fiorentino, Verrocchio. Entre suas obras de arte de maior destaque estão a Mona Lisa, A Última Ceia e o desenho do Homem Vitruviano.

Roberto Benigni

Roberto Benigni é um ator, comediante, roteirista e diretor, nascido em 27 de outubro de 1952. Recebeu em 1999 o Oscar de Melhor Ator por seu filme A Vida é Bela. Dentre suas produções como diretor encontram-se A Vida é Bela, Pinocchio, O Monstro entre outros. Como ator participou de fimes como O Filho da Pantera-Cor-de-Rosa de Blake Edwards e, recentemente, de Para Roma com Amor de Woody Allen.

Laura Pausini

Laura Pausini é uma cantora e compositora de gênero pop, nascida em 16 de maio de 1974 em Faenza. Venceu o Festival de San Remo de 1993 na categoria Novos Talentos com a música La solitudine (faixa de seu primeiro álbum). Alcançou populariadade no mercado internacional rapidamente. Interpreta canções em francês, espanhol, portugês e inglês. Dentre os diversos prêmios de reconhecimento por seu talento está o Grammy Awards no ano de 2006, na categoria de Melhor Álbum Pop Latino com o álbum Escucha.

Luciano Pavarotti

Luciano Pavarotti foi um cantor (tenor lirico), nascido em 12 de outubro de 1935 e falecido em 6 de setembro de 2007. A sua primeira performance fora da Itália foi em 1961, interpretando La Traviata de Giuseppe Verdi, em Belgrado. Tornou-se popular entre o público na Copa do Mundo de 1990 na Itália, com performances da ária Nessun Dorma, da ópera Turanddot, de Giacomo Puccini, ao lado dos tenores e amigos Plácido Domingos e José Carreras. Pavarotti também fez duetos com diversos cantores pop como Celine Dion, Laura Pausini, Eros Ramazotti, Spice Girls, entre outros, especialmente por causas beneficientes. É conhecido como o cantor que popularizou mundialmente a ópera.

Federico Fellini

Federico Fellini foi um dos mais importantes cineastas italianos e é um dos mais influentes cineastas da história do cinema mundial. Nasceu em Rimini em 20 de janeiro de 1920 e faleceu em Roma em 31 de outubro de 1993. Os títulos dos seus principais filmes são 8 1/2, A Doce Vida, Amarcord, Noites de Cabíria e Julieta dos Espíritos. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios em Festivais de cinema como o Oscar, Festival de Cannes e Globo de Ouro.

Como referenciar: "Personalidades italianas" em Só Italiano. Virtuous Tecnologia da Informação, 2011-2019. Consultado em 23/08/2019 às 03:19. Disponível na Internet em http://www.soitaliano.com.br/conteudo/Personalidades_Italianas1.php