Duomo de Florença
Catedral de Santa Maria del Fiore (Florença)
A Catedral de Santa Maria Del Fiore é uma imponente igreja em estilo gótico. Sua construção foi iniciada no século XIII por Arnolfo di Cambio, sendo que a sua cúpula foi adicionada no século XV. A fachada da igreja é coberta de mármore cor de rosa, branco e verde. O interior da Catedral em contraste é mais austero. No interior da cúpula se pode ver os belíssimos afrescos de Giorgio Vasari, o qual projetou e produziu um estraordinário Juízo Final, que após a sua morte foi terminado pelo seu aluno Frederico Zuccari em 1579.
Os afrescos foram restaurados completamente em 1996, o que deu nova luz às inovadoras cores utilizadas por Zuccari. Continuando a subida, se chega a uma lanterna no topo da cúpula, de onde é possível desfrutar de uma extraordinária vista da cidade de Florença.
Afrescos na cúpula do Duomo
A belíssima Cúpula de Brunelleschi
A cúpula foi construída por Filippo Brunelleschi, um dos mais famosos arquitetos e engenheiros da Renascença, possui um formato oval característico e foi realizada sem o uso de andaimes. Não foi simples erguer a cúpula, que, à época, era a maior do mundo. Na base da cúpula, Baccio d’Agnolo começou a construir uma galeria em mármore em 1507.
Logo após a conclusão de um dos oito lados da galeria, em 1515, foi questionada a opinião de Michelangelo, visto que a sua avaliação, obviamente, era tida em alta consideração. O mestre respondeu que parecia-lhe “uma gaiola para grilos”, e os trabalhos foram suspensos, deixando incompletos os últimos sete lados do octógono, os quais apresentam apenas uma decoração em tijolos.