Material de Apoio

 Artigos
 Conjunções
 Substantivos
 Pronomes
 Adjetivos
 Advérbios
 Numerais
 Preposições
 Verbos
 Mais conteúdos [+]

Ajuda

 Como se diz?
 Vocabulário básico
 Falsos amigos
 Exercícios resolvidos
 Provas de vestibular
 Tradutor de palavras
 Área dos Professores

Entretenimento

 Jogos on-line
 Trava-línguas
 Palíndromos
 Letras de músicas

Diversos

 Italiano pelo mundo
 Curiosidades
 Gírias
 Expressões Idiomáticas
 Cores e linguagem
 Interjeições
 Hino da Itália
 Personalidades
 Culinária italiana
 Pontos turísticos
 Textos relacionados
 Indicação de livros
 Materiais em CD
 Fale conosco

 
Busca Geral

 

A Torre de Pisa

A torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás da catedral da cidade italiana de Pisa.  Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para o sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais.

Do solo ao topo, a torre mede 56,70 metros, sendo que o lado mais baixo mede 55,86metros. Possui em torno de 294 degraus. Entre 1990 e 2001 a torre passou por um trabalho de restauração fazendo com que a inclinação de 5,5 graus fosse reduzida para 3,9 graus.

A torre é composta de mármore branco e sua construção foi realizada em três fases ao longo de 177 anos. Sua fase inicial deu-se entre 1173 - 1178, sendo que sua construção foi paralisada por quase um século, pois os pisanos estavam em constante batalha com Genova, Lucca e Florença. Sua retomada foi em 1272 onde o arquiteto responsável tentou sem sucesso compensar a inclinação da torre. Em 1284 a construção foi novamente interrompida devido à derrota dos pisanos pelos genoveses na Batalha de Meloria. Por fim, o sétimo andar foi concluído em 1319 e a sino-câmara foi adicionada apenas em 1372. A torre possui sete sinos, um para cada nota musical. O maior deles foi instalado em 1655.

Curiosidades sobre a torre

  • Galileu Galilei, segundo uma tradição, deixou cair duas balas de canhão de massas diferentes de cima da torre para demonstrar que a sua velocidade da descida era independente da sua massa. Este é considerado um conto apócrifo, a sua única fonte sendo, porém, o secretário de Galileu.
  • Em 27 de fevereiro de 1964, o governo da Itália solicitou ajuda para impedir a queda da torre. Foi, no entanto, considerado importante manter a inclinação, devido ao papel vital que este elemento desempenhou na promoção do turismo de Pisa. Uma força tarefa multinacional, composta por engenheiros, matemáticos e historiadores, reuniu-se nos Açores a fim de discutir os métodos de estabilização. Verificou-se que a inclinação foi aumentando por causa da fundação pouco consistente. Vários métodos foram propostos para estabilizar a torre, incluindo a adição de 800 toneladas de contrapesos.
  • Houve uma controvérsia sobre quem foi o arquiteto que projetou a torre, alguns nomes aos quais o projeto foi atribuído foram: inicialmente os de Guglielmo e  Bonanno Pisano e posteriormente, Diotisalvi, contanto não existe um registro oficial de nenhum deles, originando assim especulações.
  • Em 1987 a torre foi declarada como parte da Piazza del Duomo e Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

  • Em maio de 2008, após a remoção de mais 70 toneladas de terra, os engenheiros anunciaram que a torre tinha sido estabilizada em tal ordem que havia parado de se mover pela primeira vez em sua história. Eles declararam que seria estável durante pelo menos 200 anos. 
     

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Italiano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.