Material de Apoio

 Artigos
 Conjunções
 Substantivos
 Pronomes
 Adjetivos
 Advérbios
 Numerais
 Preposições
 Verbos
 Mais conteúdos [+]

Ajuda

 Como se diz?
 Vocabulário básico
 Falsos amigos
 Exercícios resolvidos
 Provas de vestibular
 Tradutor de palavras
 Área dos Professores

Entretenimento

 Jogos on-line
 Trava-línguas
 Palíndromos
 Letras de músicas

Diversos

 Italiano pelo mundo
 Curiosidades
 Gírias
 Expressões Idiomáticas
 Cores e linguagem
 Interjeições
 Hino da Itália
 Personalidades
 Culinária italiana
 Pontos turísticos
 Textos relacionados
 Indicação de livros
 Materiais em CD
 Fale conosco

 
Busca Geral

 

Italiano pelo Mundo

O italiano é uma língua românica/neolatina, baseada no fiorentino literário do século XIV (usado por Dante, Petrarca e Boccaccio), pertencente ao grupo italico da família das línguas indo-europeias. A língua é falada por cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O italiano padrão é amplamente usado pela população italiana, em paralelo com as variantes regionais do italiano e os dialetos. Para muitos, é a língua materna e a língua para todas as esferas do cotidiano. O italiano padrão é, também, a língua de referência para os meios de comunicação italianos, para as publicações e a administração estatal.

O italiano é língua oficial da Itália, de San Marino, da Suíça, da Cidade do Vaticano e do Soberano Militar Ordem de Malta. E é a segunda língua oficial, depois do croata, na Região da Ístria (Croácia) e, depois do eslovêno, na cidade de Pirano, Ilha da Ístria e Capodistria na Eslovênia. É difundido, também, em algumas áreas dos países mediterrâneos e nas comunidades de origem italiana nos diversos continentes.

 

Dante Alighieri, considerado o pai da língua italiana.

 

A constituição da República italiana não indica o italiano como língua oficial. Contudo, na Itália o italiano é considerado língua oficial conforme o Statuto di Autonomia della Regione Autonoma Trentino-Alto (Alto Adige) (DPR nº 670 de 31 de agosto de 1972), que possui valor de lei constitucional. Uma proposta de lei constitucional aprovada na Câmara em 28 de março de 2007 previa a modificação do art. 12 da Constituição para: "O italiano é a língua oficial da República de acordo com as garantias previstas pela Constituição e leis constitucionais". Todavia, a proposta não foi aprovada pelo Senado e o art. 12 no modelo em vigor de dezembro de 2012 não apresenta indicação sobre a língua oficial.

 

A Unificação da Língua

Antes da sua Unificação (1860-1870), a Itália era dividida em vários reinos com diferentes dialetos. Nessa época, apenas 2,5% da população italiana se comunicava em italiano e outros 10% compreendiam a língua. O italiano só se tornou dominante nos últimos cinquenta anos, com a alfabetização em massa da população italiana, e o desenvolvimento de tecnologias como a televisão, que contribuiu para o a divulgação da língua. Na décade 1950, 18% da população se comunicava em língua oficial, 18% alternava entre o dialeto e o italiano e 64% usava algum dialeto. Atualmente, 46% da população usa apenas o italiano, 50% alterna entre italiano e dialeto e apenas 4% fala apenas dialeto.

 

Língua e Dialetos na Itália

Na Itália ainda que todos os idiomas falados, juntamente ao italiano, sejam chamados de "dialetos italianos", muitos deles são linguas românicas linguisticamente diferentes do italiano. Portanto cabe distingui-las entre:

a) línguas da Itália: línguas não oficialmente reconhecidas como tal e;

b) dialetos do italiano: variantes do italiano (diferentes do italiano padrão).

Como exemplos de dialetos temos: sardo, catalão, francês, occitano, francoprovençal, friulano e ladino. Já como exemplos de línguas não reconhecidas oficialmente temos: o piemontês, o napolitano, o ligure, o siciliano, o vêneto, o lombardo e as respectivas variantes regionais.

A discriminação, verificada no século XX, contra as línguas minoritárias foi tão forte que os seus falantes sofriam um estigma social; e falar em uma delas, ainda hoje, é considerado como sinal de baixa instrução no imaginário comum. Além disso, a maior parte dessas línguas (com exceção das variantes linguísticas de idiomas que gozam de um certo pretígio internacional, como no caso do francês e do alemão) não são, em geral, usadas na comunicação de massa, e são usualmente limitadas aos falantes nativos em contextos informais, correndo risco de extinção.

 

 

Locais onde o italiano é língua oficial

Itália
San Marino
Suíça
Vaticano
Croácia
Eslovênia

 

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Italiano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.