Material de Apoio

 Artigos
 Conjunções
 Substantivos
 Pronomes
 Adjetivos
 Advérbios
 Numerais
 Preposições
 Verbos
 Mais conteúdos [+]

Ajuda

 Como se diz?
 Vocabulário básico
 Falsos amigos
 Exercícios resolvidos
 Provas de vestibular
 Tradutor de palavras
 Área dos Professores

Entretenimento

 Jogos on-line
 Trava-línguas
 Palíndromos
 Letras de músicas

Diversos

 Italiano pelo mundo
 Curiosidades
 Gírias
 Expressões Idiomáticas
 Cores e linguagem
 Interjeições
 Hino da Itália
 Personalidades
 Culinária italiana
 Pontos turísticos
 Textos relacionados
 Indicação de livros
 Materiais em CD
 Fale conosco

 
Busca Geral

 

10 filmes interessantes sobre a Itália

 

Não deixe de assistir a estes 10 longas ambientados em cidades italianas.

 

1. Ladrões de Bicicleta (1948) 

O longa tem Roma como seu principal cenário. Porém, o diretor Vittorio De Sica opta por mostrar um cidade diferente daquele ícone de cultura e tradição próspera, como normalmente a capital italiana é retratada. Através de imagens de uma Roma destruída e devastada, Sica reproduz as sequelas que a Segunda Guerra Mundial deixou na parcela mais numerosa da população: o proletariado. O enredo narra situações da vida de um desempregado, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), que luta para conseguir uma vaga como colador de cartazes. Só que a vaga exige que ele tenha uma bicicleta. O problema é que a dele está penhorada. 

Após trocá-la por outro penhor, Ricci consegue reaver sua bicicleta. Ele começa a trabalhar, porém, um contratempo o atinge: enquanto cola os cartazes, sua bicicleta é roubada.  Nesse momento, começa uma saga desesperadora, que ele enfrenta ao lado de seu filho Bruno (Enzo Staiola) em busca do objeto. O desenrolar da trama é mostrado de modo poético e triste, retratando a situação de uma pessoa que perde quase tudo. 
2. A Doce Vida (1960) 

Quando o diretor é o italiano Federico Fellini, fica implícita a chancela de qualidade cinematográfica, mas que nem sempre é palatável a todos os gostos. A Doce Vida marca a carreira do diretor, visto que representa a transição do neorrealismo de seus filmes para o simbolismo. O longa conta a história do jornalista Marcello Rubini, interpretado por Marcello Mastroianni, um especialista em histórias sensacionalistas. 

Ele fica uma semana em Roma para cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank e, para isso, percorre os principais pontos turísticos, além de vias importantes da cidade. Nestes sete dias, é possível viajar pela capital italiana com os olhos do jornalista. O grande diferencial do longa é que Fellini não mostra uma Roma histórica e cheia de heranças culturais, mas sim, uma cidade moderna e sofisticada, ainda que decadente com sinais de influências estadunidenses. 
3. Bandidos de Milão (1968) 

Para quem gosta de filmes de ação, esta produção italiana é um prato cheio. O longa é baseado em fatos reais e reconta a história do assalto ao Banco di Napoli, ocorrido em 25 de setembro de 1967, em Nápoles. Na obra de Carlo Lizzani, um grupo de assaltantes de alto nível estrategista planeja o assalto à instituição bancária nos mínimos detalhes. 

No entanto, para atingir seu objetivo a trupe promove uma série de assassinatos de pessoas inocentes durante a sua fuga. Aliás, destacam-se no filme as cenas em que aparecem os ladrões fugindo da polícia em um fusca. Neste momento, é formado um plano-sequência eletrizante com mais de cinco minutos, que faz um tour pelas ruas de Nápoles. 
4. Um Dia Muito Especial (1977) 

Ambientado na Roma do final da década de 30, o longa mostra uma Itália já com clima fascista. O início do enredo acontece com a sobreposição de um episódio da Grande História com uma pequena história, no dia 8 de maio de 1938. A data marca o encontro dos ditadores da Alemanha e da Itália, Adolf Hitler e Benito Mussolini, respectivamente, na capital italiana, e também da bela Antonietta e do radicalista Gabrielle. 

Esses personagens foram interpretados pelos ícones do cinema italiano Sophia Loren e de Marcello Mastroianni, e conta com a direção de Ettore Scola. Um Dia Muito Especial retrata o típico cenário pré-Segunda Guerra Mundial. É possível ter uma ideia de como era Roma nesse período e também como se comportavam as tradicionais famílias. 
5. O Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990) 

Um dos maiores clássicos do cinema mundial é a trilogia de O Poderoso Chefão. Os longas de Francis Ford Coppola contaram com um elenco estrelar, como Al Pacino, James Caan, Richard S. Castellano e com Marlon Brando. Os filmes retratam a história de uma família mafiosa, cujo sobrenome é Corleone, que está na luta pelo crime organizado e pela sobrevivência de seus negócios. 

Mesmo ambientado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o filme mostra belas cenas filmadas da Sicília, terra natal dos Corleone. Características típicas de famílias italianas, como a união e o respeito aos mais velhos, são mostradas pelo núcleo principal do filme. 

 



 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Italiano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.